Por Dra. Larissa Romana e Dra. Carolinne Oliveira
O marketing de influência está em alta hoje em dia, porém ele pode trazer diversos prejuízos. Por essa razão é muito importante fazer o contrato de influencer digital.
Devemos tomar diversas precauções na contratação de um influencer digital, como por exemplo, com as cláusulas do contrato.
O trabalho do influencer digital dará cara a sua marca, ou seja, tudo feito por ele refletirá diretamente no seu negócio.
Você deve observar se o público alcançado pelo influencer será o que você almeja atingir.
Se o negócio for local é melhor fazer parceria com um influenciador de outra cidade, você deve observar os influenciadores locais, ver no perfil quais as localizações principais atingidas pela conta.
A faixa etária e o gênero dos seguidores no Instagram do influencer digital, devem também ser analisados.
Dessa maneira você identificará a ligação da marca e o influenciador, assim terá seus objetivos atingidos em relação à estratégia da marca e seu propósito.
Porém, é fundamental destacar que você não terá promessa de resultado com o contrato de digital influencer digital, já que não terá a garantia de que os posts vão se converter em vendas. Dessa forma, o seu trabalho complementará o do influencer digital.
Você precisará analisar também, o média kit e as estatísticas do influencer pelo seu instagram, pois através dessa análise você terá certeza que o influencer digital tem o poder de influenciar nas redes sociais, observando os comentários e curtidas da sua página.
É bom observar também o número de seus seguidores, porém, essa análise é de menor importância hoje em dia, pois nem sempre um maior número de seguidores levará a um maior engajamento.
Como o imóvel influencer só irá prestar um serviço para o seu negócio, não terá vínculo trabalhista, pois não será um funcionário.
As publicidades feitas deverão estar todas estipuladas.
Deverão constar no contrato do influencer digital também, as cláusulas específicas.
O contrato de influencer só garante as publicações e não os resultados. Seu objetivo é impulsionar e consolidar a marca num determinado segmento da sociedade até que entre em um novo segmento. A falta de observância desse requisito poderá levar a rescisão do contrato.
A produção de conteúdo publicitário da marca é o objeto do contrato de influencer digital, portanto. Isso deve estar bem claro no contrato.
Como alguns influenciadores possuem mais de um perfil, é importante definir o contratado e onde serão feitas as publicações, se no perfil do influencer ou no perfil da marca.
O nível de produção que o influencer deve ter pode ser pactuado também no contrato.
Deverá constar no contrato de influencer, a cláusula de exclusividade, pois será de grande relevância para a marca contratante o dever ou não de exclusividade do influencer.
Será de suma importância também no contrato de influencer digital, a cláusula de moralidade, já que todos os dias as pessoas são canceladas nas redes sociais. Essa cláusula propõe que o contrato seja rescindido ou suspenso caso haja uma mudança de visão social, política ou religiosa.
Cessa no prazo estipulado no contrato, o direito de uso da imagem do influencer digital após o fim do contrato. Caso contrário poderá ocorrer ação por danos materiais e morais contra a empresa.
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Fonte: andressabrito.com.br